Notícias

EMBALAGENS SELÁVEIS TORNAM-SE A GRANDE APOSTA ENTRE OS CONSUMIDORES QUE BUSCAM CONVENIÊNCIA

Em diversos países, especialmente nos EUA, as embalagens seláveis avançam por estarem alinhadas às novas demandas do consumidor: conveniência, funcionalidade e praticidade. Os consumidores não queremmais abrir a embalagem com um instrumento cortante – faca, tesoura ou até dentes – pois esperam que a experiência de consumo seja completa e perfeita, e a abertura da embalagem conveniente. Esta premissa é ainda mais forte no caso de alimentos.

Pensando nisso, a Terphane, líder em filmes PET (poliéster) na América Latina e um importante player mundial, oferece diversas soluções em embalagens seláveis. Estas soluções são especialmente indicadas para categorias de produtos com maior valor agregado como pratos prontos, saladas, sanduíches e frutas frescas. A linha Sealphane easy open apresenta a propriedade do efeito self venting (libera vapor durante aquecimento), que pode ser utilizada ou não pelo fabricante dos alimentos, entendendo que essa é uma característica diferenciada no mercado. O filme, que serve como tampa, já vem preparado para liberar o vapor, sem a necessidade de fazer furos extras ou abrir a ponta da bandeja. Com isso, evita-se o sério inconveniente de sujar o forno durante o aquecimento e espirrar molho quando retirar a bandeja do forno. “Estamos falando de praticidade e conveniência”, explica Célia Freitas, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da Terphane.

Saladas e frutas frescas são outros potenciais mercados para as embalagens seláveis. Além de aumentar a vida de prateleira, este tipo de embalagem garante a integridade do produto durante as etapas de transporte e armazenagem, evitando desperdício. Ganha-se ainda na logística pela possibilidade de empilhamento das embalagens; mais embalagens ocupando menos espaço. As vantagens se tornam mais expressivas se o canal de venda for o autosserviço; as oportunidades também aumentam quando se pensa no crescimento das vendas online nesta categoria de produto.

“Neste caso, a praticidade é tudo e o consumidor até paga mais se tiver a certeza de levar para casa um produto de qualidade que lhe garantirá uma experiência de consumo igualmente satisfatória. Alimentação saudável com produto de qualidade garantida. A embalagem selada mostra se foi violada (tamper evidence)”, sintetiza Célia.

E as embalagens seláveis, feitas a partir de filmes de poliéster (PET), têm comprovadamente um melhor desempenho, garantindo justamente esta experiência diferenciada para o consumidor final. A começar pelo visual. Seja transparente ou matte (fosco), os filmes da linha Sealphane, da Terphane, permitem que o consumidor visualize o produto (transparente) ou desfrute de imagens impressas com altíssima qualidade. Os filmes seláveis são de fácil abertura, permitindo abrir a tampa sem rasgá-la (easy open).

Os filmes seláveis de poliéster podem ser expostos a baixíssimas e a altas temperaturas, podendo também ser usados em embalagens de produtos que vão do freezer diretamente para o forno. Os filmes da linha Sealphane suportam um range de temperatura de uso que varia de -40ºC até +210ªC. A faixa de temperatura de selagem também é grande, podendo variar de 60ºC a 210ºC, dependendo do tipo de filme, garantindo melhor performance nas linhas de produção dos fabricantes.

Segundo Célia, os filmes de poliéster também são ideais para comporem sistemas de embalagem, funcionando como tampas para bandejas ou selos de segurança com efeito easy open. Na linha Sealphane há ainda filmes seláveis para diversos tipos de bandejas (PP, PE, APET, rPET, CPET-APET, APET-PE, PS, alumínio ou cartão revestido com PET). “O que importa para o mercado é que o consumidor tenha acesso à embalagem que melhor atenda às suas expectativas e garanta um produto em perfeitas condições. Uma embalagem que surpreenda e transforme o momento do consumo em um momento de indulgência”, conclui a executiva.

Fonte: Abre